SysMap é premiada pela Natura &Co por unificar a plataforma de venda direta e forças de vendas da Natura e Avon no Brasil
Há 20 anos a Premiação Embrace reconhece parceiros e fornecedores do grupo que mais contribuíram na geração de impactos positivos e com comprometimento sustentável; a SysMap foi reconhecida na categoria TI & Digital LATAM.
Anualmente, a Natura &Co realiza a Premiação Embrace, reconhecimento de parceiros e fornecedores que mais contribuíram para gerar impactos positivos e que demonstraram comprometimento com a sustentabilidade. Nesta edição, apresentada em 02 de julho de 2024, nós, aqui da SysMap Solutions, fomos a vencedora na categoria TI & Digital LATAM por abraçar o desafio de simplificar os sistemas de venda direta e forças de vendas da Natura e Avon no Brasil que, até então, atuavam em plataformas distintas.
“Para que a SysMap pudesse conquistar uma premiação como essa, contamos com a competência, agilidade e comprometimento das pessoas que atuaram no projeto, além de uma parceria de grande sucesso com os times da Natura para que tudo corresse bem e dentro do prazo esperado. Ser o primeiro entre mais de 80 fornecedores nacionais e internacionais é um grande feito e estamos muito felizes com esse reconhecimento”, afirma Daves Souza, nosso CEO.
Nosso executivo explica que o desafio de integrar as duas operações do Brasil em um único sistema foi grande, sendo necessária uma imersão de profissionais de várias frentes e muita dedicação. “Entregamos o projeto e a finalização é a mais satisfatória possível, integrando toda a força de vendas da Avon nos sistemas e processos da Natura e dando o start para um novo momento para a empresa”, comenta.
Essa imersão no universo das consultoras de beleza da Natura e Avon foi extremamente necessária para entender todos os detalhes da operação, sistemas/plataformas, experiência e processos, antes de partir para o desenho da parte técnica e, então, para a implementação, efetivamente. Esse trabalho minucioso foi crucial para o sucesso do projeto.
Não à toa, o nosso trabalho para a gigante de cosméticos precisou envolver um time de cerca de 100 pessoas, multidisciplinar – produtos, experiência, engenharia, comercial, testes, infraestrutura, devops – espalhadas pelo Brasil, atuando de forma integrada, ágil e híbrida.
“Fechamos o acordo em dezembro de 2022 e, em janeiro de 2023, iniciamos a operação que, além da unificação dos sistemas, envolveu preparação, treinamento, capacitação e todo o ‘ramp-up de vendas’ (treinamento às equipes comerciais)”, conta Jefferson D’Albuquerque, nosso gestor responsável pelo projeto. Segundo ele, o principal desafio era evoluir o sistema atual da Natura Brasil para receber as duas marcas, suportando a carga de acesso integrada, mantendo a performance e criando uma única experiência de compra multimarca dos negócios combinados.
A integração da Natura e da Avon no Brasil trouxe mudanças importantes para a empresa de beleza, como a redução de custos operacionais, eficiência de processos e agilidade no lançamento de novas soluções digitais.
Unificação e integração de sistemas agilizam a transformação digital e apoia na eficiência operacional
Capaz de agilizar atividades simples ou complexas, a unificação e integração tem sido pilar fundamental não apenas no caso das fusões e aquisições, mas também para o impulsionamento e sucesso de negócios diversos, já que a tecnologia, em constante evolução, envolve processos, ferramentas e soluções diferentes surgindo a cada minuto.
Após o sucesso da primeira fase do projeto, a SysMap, em conjunto com Natura &Co, trabalhou na evolução da experiência e no lançamento de novas soluções e melhorias para as Consultoras de Beleza Avon e Natura do Brasil, fazendo a entrega final do projeto ELO.
Um outro grande destaque está na tribo do GPP (Global People Plataform) que é a plataforma de cadastro, a porta de entrada das Consultoras de Beleza. Em 2023, implantamos uma nova versão da plataforma no Brasil. Considerada a maior operação da Natura, superando um legado complexo e diversas integrações, essa nova versão está sendo expandida atualmente para o Chile e Peru, permitindo inovações e novos produtos vinculados ao cadastro. Essa atualização foi essencial para melhorar a segurança e a qualidade dos dados, além de tornar o processo mais eficiente, fluido e amigável, oferecendo assim um produto melhor para a Força de Vendas e futuras Consultoras de Beleza. A expectativa é que, ainda em 2024, a nova versão da plataforma seja implantada na Natura México, Colômbia e Equador.
Junto ao GPP, a SysMap também implementou o sistema de Testes Automatizados (TAI), que trouxe um ganho de produtividade nas execuções de testes de produtos digitais, trazendo uma maior velocidade nas entregas, segurança e qualidade.
“Ter a parceria da SysMap nesta jornada de transformação foi essencial para atingirmos nossos resultados em diversos mercados. Uma empresa focada em resultados de negócio, que cuida de seus colaboradores e sempre busca soluções e forma de trabalhar inovadoras”, diz Renata Marques, CIO de Natura &Co para América Latina.
Além da premiação, durante o evento também foi anunciada a Aliança Regenerativa, iniciativa ESG da Natura. A SysMap Solutions está entre os 80 primeiros signatários do programa, reforçando seu compromisso em transformar o futuro através da tecnologia e da inovação, buscando soluções regenerativas para a preservação do nosso planeta, da diversidade e dos direitos humanos. “Juntos, podemos construir um mundo ainda mais digitalmente vibrante, sustentável, justo e próspero para toda a sociedade”, finaliza Daves Souza.