No mundo dos negócios, especialmente no setor de vendas, é bastante comum enfrentar situações que podem prejudicar o crescimento e o sucesso da empresa. Impulsionar a eficiência, aumentar as vendas e melhorar a satisfação do cliente são os principais desafios que levam as empresas a investirem em uma solução de CRM – Customer Relationship Management.

Hoje, no mercado, existem inúmeras plataformas que oferecerem uma enorme gama de funcionalidades e é preciso pesquisar bastante para escolher qual CRM atende melhor o seu negócio. Muitas vezes, mesmo realizando comparativos, estudando as ferramentas disponíveis e até mesmo contratando uma consultoria para apoiar na jornada, há casos em que o CRM escolhido não atende às expectativas e, pior, não resolve os problemas essenciais.

Confira, a seguir, 6 sinais de que sua empresa não teve uma implementação de CRM bem-sucedida e descubra como resolver esses problemas.

1 – Desordem de Informações no CRM

O que se espera, após a implementação de um CRM, é que as informações dos clientes, prospects e contatos estejam centralizadas, atualizadas, organizadas e disponíveis para o uso pelos times que devem atuar na plataforma. O que acontece com grande frequência é que as empresas implementam um CRM sem se preocupar em realizar todas as integrações da forma correta e sem considerar se a ferramenta oferece todas as funcionalidades necessárias para o negócio.

Desordem de Informações na ferramenta

Essa desordem de informações acaba fazendo com que as pessoas não utilizem o CRM como se espera e acabem, até mesmo, abandonando a plataforma, fazendo controles em planilhas de Excel, contribuindo ainda mais com a descentralização dos dados.

Para minimizar esse tipo de problema, é preciso analisar se o CRM escolhido atende às necessidades da empresa e às expectativas dos usuários. Contratar uma consultoria especializada para realizar um assessment pode ser uma ótima estratégia para entender se tem como corrigir as falhas de implementação da ferramenta ou se é preciso partir para uma outra mais robusta.

2 – Falta de Visibilidade de Dados

Ter visibilidade dos dados em dashboards adequados no CRM é primordial para que haja uma análise rápida de como está a relação com os seus clientes. Se os gestores da sua empresa enfrentam dificuldades para obter uma visão abrangente das métricas de vendas, tendências de mercado e feedback do cliente, isso pode indicar que os painéis não foram configurados de forma eficaz, que a equipe não recebeu treinamento adequado para utilizá-los ou que a plataforma escolhida não possui a funcionalidade de customização de dashboards.

Falta de visibilidade dos dados no CRM

O primeiro passo é entender aonde está o problema e avaliar se é possível solucionar com ajuda profissional ou se é o caso de conhecer outros CRMs que possam atender a necessidade da sua empresa.

3 – Dificuldade em Gerar Relatórios

Relatórios são extremamente importantes para a análise mais detalhada das informações extraídas do CRM e são necessários para escalar uma cultura Data Driven, porém esses reports precisam ser configurados da forma correta para trazer os dados certos e garantir segurança para a tomada de decisão. Quando isso não acontece e você percebe que os relatórios disponíveis não têm muita utilidade, podemos concluir que a implementação do CRM não foi feita da melhor forma, que a equipe não foi devidamente capacitada para usar a ferramenta ou que a plataforma escolhida não oferece a possibilidade de extração dos dados necessários para o seu negócio.

Ferramenta de CRM com relatórios ruins e sem qualidade

4 – Perda de Oportunidades de Vendas

Uma das principais vantagens de um CRM é poder conhecer melhor o perfil do seu cliente, suas preferências e comportamentos, criando assim segmentações personalizadas para abordagens de qualidade e efetividade. Se você continua sem muita visibilidade dessas informações e personalizar as abordagens de vendas continua sendo um desafio, provavelmente seu time não está aproveitando todo o potencial da plataforma, e isso pode levar sua empresa a atuar com estratégias erradas que trarão pouco ou nenhum retorno.

Perda de oportunidades de vendas e de negócios

Uma boa implementação de CRM tem que passar por um cuidadoso trabalho de entendimento do negócio, das estratégias comerciais e de uma segmentação correta. 

5 – Desafios de Escalabilidade da Plataforma 

As empresas crescem e seus sistemas precisam acompanhar a evolução. Com o CRM não é diferente. Para que uma plataforma de CRM seja bem implantada é preciso prever o aumento da base e da complexidade dos desafios conforme a companhia muda e se adapta a novas realidades. Se o seu CRM não é escalável ou você não faz nem ideia de como adequar a ferramenta às novas situações e expansões, isso quer dizer que a implementação da ferramenta não foi realizada da maneira esperada.

Dificuldade de escalabilidade da plataforma

Dependendo do CRM, é possível tomar algumas medidas para ajustá-lo ao seu negócio, contudo, se não estivermos falando de uma ferramenta realmente robusta, talvez seja altamente indicado rever a escolha do sistema e consultar uma empresa especializada para te apoiar nesta jornada.

6 – Falta de Mobilidade

Ter informações confiáveis, atualizada e sempre disponível (de preferência em tempo real) é primordial para uma cultura Data Driven e faz toda a diferença para que as equipes de vendas consigam trabalhar em alta performance, trazendo os melhor resultados para os negócios. Se os times que atuam diretamente com o CRM estão enfrentando problemas para acessar informações de ambientes externos, ou estão sempre se queixando de lentidão e demora para buscar ou atualizar os dados na ferramenta, isso pode indicar que o CRM não foi implementado numa infraestrutura adequada, além do mais, se a plataforma usada não conta com um app ou acesso mobile responsivo, realmente é hora de pensar em buscar ajuda profissional.

Falta de mobilidade da plataforma

Como você pôde perceber, esses sinais são indicadores claros de que sua empresa pode não ter tido uma implementação bem-sucedida do CRM e que, por isso, os times não estão aproveitando de forma plena a ferramenta. Isso pode levar à estagnação do negócio, queda nas vendas e redução nos lucros.

A boa notícia é que é possível resolver esse tipo de situação contando com a ajuda de empresas especializadas em CRM como nós, aqui da SysMap. Somos parceiros Salesforce, a maior plataforma de CRM do mundo, e estamos prontos para entender os seus desafios, desenhar as melhores trilhas e realizar uma implementação segura da ferramenta, contando sempre com os melhores profissionais para alavancar os seus negócios e potenciar os seus resultados.

Se você quiser saber mais sobre como trabalhamos, entre em contato com a gente!

Selo Partner Salesforce CRM SysMap Solutions
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