CRM – 6 sinais de que sua empresa não teve uma implementação bem-sucedida
No mundo dos negócios, especialmente no setor de vendas, é bastante comum enfrentar situações que podem prejudicar o crescimento e o sucesso da empresa. Impulsionar a eficiência, aumentar as vendas e melhorar a satisfação do cliente são os principais desafios que levam as empresas a investirem em uma solução de CRM – Customer Relationship Management.
Hoje, no mercado, existem inúmeras plataformas que oferecerem uma enorme gama de funcionalidades e é preciso pesquisar bastante para escolher qual CRM atende melhor o seu negócio. Muitas vezes, mesmo realizando comparativos, estudando as ferramentas disponíveis e até mesmo contratando uma consultoria para apoiar na jornada, há casos em que o CRM escolhido não atende às expectativas e, pior, não resolve os problemas essenciais.
Confira, a seguir, 6 sinais de que sua empresa não teve uma implementação de CRM bem-sucedida e descubra como resolver esses problemas.
1 – Desordem de Informações no CRM
O que se espera, após a implementação de um CRM, é que as informações dos clientes, prospects e contatos estejam centralizadas, atualizadas, organizadas e disponíveis para o uso pelos times que devem atuar na plataforma. O que acontece com grande frequência é que as empresas implementam um CRM sem se preocupar em realizar todas as integrações da forma correta e sem considerar se a ferramenta oferece todas as funcionalidades necessárias para o negócio.
Essa desordem de informações acaba fazendo com que as pessoas não utilizem o CRM como se espera e acabem, até mesmo, abandonando a plataforma, fazendo controles em planilhas de Excel, contribuindo ainda mais com a descentralização dos dados.
Para minimizar esse tipo de problema, é preciso analisar se o CRM escolhido atende às necessidades da empresa e às expectativas dos usuários. Contratar uma consultoria especializada para realizar um assessment pode ser uma ótima estratégia para entender se tem como corrigir as falhas de implementação da ferramenta ou se é preciso partir para uma outra mais robusta.
2 – Falta de Visibilidade de Dados
Ter visibilidade dos dados em dashboards adequados no CRM é primordial para que haja uma análise rápida de como está a relação com os seus clientes. Se os gestores da sua empresa enfrentam dificuldades para obter uma visão abrangente das métricas de vendas, tendências de mercado e feedback do cliente, isso pode indicar que os painéis não foram configurados de forma eficaz, que a equipe não recebeu treinamento adequado para utilizá-los ou que a plataforma escolhida não possui a funcionalidade de customização de dashboards.
O primeiro passo é entender aonde está o problema e avaliar se é possível solucionar com ajuda profissional ou se é o caso de conhecer outros CRMs que possam atender a necessidade da sua empresa.
3 – Dificuldade em Gerar Relatórios
Relatórios são extremamente importantes para a análise mais detalhada das informações extraídas do CRM e são necessários para escalar uma cultura Data Driven, porém esses reports precisam ser configurados da forma correta para trazer os dados certos e garantir segurança para a tomada de decisão. Quando isso não acontece e você percebe que os relatórios disponíveis não têm muita utilidade, podemos concluir que a implementação do CRM não foi feita da melhor forma, que a equipe não foi devidamente capacitada para usar a ferramenta ou que a plataforma escolhida não oferece a possibilidade de extração dos dados necessários para o seu negócio.
4 – Perda de Oportunidades de Vendas
Uma das principais vantagens de um CRM é poder conhecer melhor o perfil do seu cliente, suas preferências e comportamentos, criando assim segmentações personalizadas para abordagens de qualidade e efetividade. Se você continua sem muita visibilidade dessas informações e personalizar as abordagens de vendas continua sendo um desafio, provavelmente seu time não está aproveitando todo o potencial da plataforma, e isso pode levar sua empresa a atuar com estratégias erradas que trarão pouco ou nenhum retorno.
Uma boa implementação de CRM tem que passar por um cuidadoso trabalho de entendimento do negócio, das estratégias comerciais e de uma segmentação correta.
5 – Desafios de Escalabilidade da Plataforma
As empresas crescem e seus sistemas precisam acompanhar a evolução. Com o CRM não é diferente. Para que uma plataforma de CRM seja bem implantada é preciso prever o aumento da base e da complexidade dos desafios conforme a companhia muda e se adapta a novas realidades. Se o seu CRM não é escalável ou você não faz nem ideia de como adequar a ferramenta às novas situações e expansões, isso quer dizer que a implementação da ferramenta não foi realizada da maneira esperada.
Dependendo do CRM, é possível tomar algumas medidas para ajustá-lo ao seu negócio, contudo, se não estivermos falando de uma ferramenta realmente robusta, talvez seja altamente indicado rever a escolha do sistema e consultar uma empresa especializada para te apoiar nesta jornada.
6 – Falta de Mobilidade
Ter informações confiáveis, atualizada e sempre disponível (de preferência em tempo real) é primordial para uma cultura Data Driven e faz toda a diferença para que as equipes de vendas consigam trabalhar em alta performance, trazendo os melhor resultados para os negócios. Se os times que atuam diretamente com o CRM estão enfrentando problemas para acessar informações de ambientes externos, ou estão sempre se queixando de lentidão e demora para buscar ou atualizar os dados na ferramenta, isso pode indicar que o CRM não foi implementado numa infraestrutura adequada, além do mais, se a plataforma usada não conta com um app ou acesso mobile responsivo, realmente é hora de pensar em buscar ajuda profissional.
Como você pôde perceber, esses sinais são indicadores claros de que sua empresa pode não ter tido uma implementação bem-sucedida do CRM e que, por isso, os times não estão aproveitando de forma plena a ferramenta. Isso pode levar à estagnação do negócio, queda nas vendas e redução nos lucros.
A boa notícia é que é possível resolver esse tipo de situação contando com a ajuda de empresas especializadas em CRM como nós, aqui da SysMap. Somos parceiros Salesforce, a maior plataforma de CRM do mundo, e estamos prontos para entender os seus desafios, desenhar as melhores trilhas e realizar uma implementação segura da ferramenta, contando sempre com os melhores profissionais para alavancar os seus negócios e potenciar os seus resultados.
Se você quiser saber mais sobre como trabalhamos, entre em contato com a gente!