A inteligência artificial aplicada aos negócios está revolucionando o modo de interação com o cliente e impulsionando os resultados. Contudo, nem todas as empresas estão preparadas para implementar esses avanços tecnológicos. De acordo com um estudo feito pela AMD, quase sete em cada dez líderes de TI acreditam que as tecnologias habilitadas para IA tornarão as equipes mais eficientes, porém 52% deles afirmam que suas organizações ainda não têm a infraestrutura necessária. Atentos a esse cenário e ao recente lançamento do Einstein GPT, pela Salesforce, preparamos algumas dicas para as empresas brasileiras que desejam usufruir dos recursos de IA na gestão de relacionamento para elevar sua lucratividade. 

Ter uma boa solução de CRM é o ponto inicial para impulsionar a produtividade e acelerar o crescimento dos negócios. A Salesforce, por exemplo, é um dos principais players do mercado mundial, sendo considerado líder do Quadrante Mágico da consultoria Gartner, uma das mais conceituadas do mundo. É uma ferramenta famosa e muito utilizada nas grandes empresas, mas também é extremamente recomendada para PMEs, exatamente por simplificar a rotina visando as particularidades de cada negócio. 

O CRM é um tipo de solução que ajuda no fortalecimento das bases estruturais dos negócios, pois, ao organizar o histórico de interação de todos os pontos de contatos entre vendedor e cliente, cria uma base de dados importante para a empresa. A partir da coleta e análise desses dados, por exemplo, é possível traçar estratégias inteligentes para CXM (Customer Experience Management)”, explica Daves Souza, CEO da SysMap. 

Mas, no cenário atual, utilizar uma boa plataforma de gestão de relacionamento já não é mais suficiente para se manter à frente na corrida digital; investir em IA, em especial na área de atendimento ao cliente, é primordial para criar diferenciais em um cenário de competição acirrada. E é com essa visão de mercado que a Salesforce apresenta o Einstein GPT, ferramenta com a qual será possível projetar a experiência do cliente para outro nível, oferecendo um atendimento automatizado, inteligente e customizado. Os usuários do CRM terão acesso a modelos avançados prontos ou de escolha e poderão usar prompts de linguagem natural diretamente na plataforma. Ou seja, a solução de IA da Salesforce vai exponenciar a atuação dos profissionais de marketing, gerando, automaticamente, e-mails e conteúdos cada vez mais refinados e personalizados, ajudando no aumento das taxas de resposta de uma campanha. 

Benefícios Einstein GPT Salesforce

Em sinergia com o Einstein Bot – o chatbot da Salesforce – será possível entender as necessidades de cada cliente em tempo real, oferecendo disponibilidade integral e um cenário único para o atendimento, com suporte tanto nas interações mais simples, como no caso das consultas mais complexas, além da geração de análises e insights, que trarão uma visão aprofundada dos perfis dos clientes e das oportunidades de melhorias. 

O potencial do Einstein GPT para o negócio é gigantesco e, para vivenciar esse futuro, a preparação do ambiente tem que acontecer no presente. “Com mais assertividade, rapidez e informações unificadas sobre cada cliente, as empresas podem se beneficiar com expansão de receita e mercado. Mas, para isso, é preciso se antecipar”. 

A primeira etapa desta jornada, segundo Souza, refere-se à preparação dos dados: “a qualidade e disponibilidade dos dados são essenciais para garantir o pleno funcionamento e os melhores resultados com o Einstein GPT. As empresas que desejam obter o máximo proveito dessa ferramenta, devem assegurar que seus dados passem pelo processo de limpeza, gerenciamento e governança adequados”. 

Além da preparação dos dados, para colher os melhores frutos, tanto no CRM quanto no Einstein GPT, contar com especialistas em Salesforce, jornada do cliente e inteligência artificial é crucial. O trabalho multidisciplinar para revisitar processos e analisar dados será um dos grandes agentes de sucesso nesta corrida pelo melhor atendimento e fidelização dos clientes. 

Outro aspecto importante diz respeito à exploração da nova tecnologia. Conforme pontua o executivo, atualmente, já temos acesso a inúmeras ferramentas de IA generativa no mercado. “Compreender o funcionamento dessa tecnologia e explorar seu potencial em diversos casos de uso pode ser um passo importante para nos prepararmos para a chegada do Einstein GPT e para a adoção bem-sucedida da solução em escala”, finaliza. 

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