Autogestão – dicas de como praticar e ferramentas para apoiar esse processo

Autogestão. Muito provavelmente você já ouviu essa palavra algumas vezes e, cada vez mais, ela vem fazendo parte da vida das pessoas. Mas você sabe o que realmente é a autogestão?  

Confira esse artigo e conheça mais sobre esse tema que pode mudar a forma como você age no dia a dia, lida com as mais variadas tarefas e como conduz a sua vida profissional 

autogestão e produtividade com o Remotfy

O que é autogestão 

Como a própria palavra sugere, autogestão é definida como a capacidade de conduzir as atividades diárias sem a supervisão constante de um gestor.  

Isso pode parecer algo simples, afinal todos temos responsabilidades e sabemos o que precisa ser feito, mas na prática nem sempre é assim. A capacidade de gerenciar o seu dia a dia sozinho deve ser desenvolvida e praticada diariamente 

Quer um exemplo? Você sabe que precisa agendar uma consulta médica, mas acaba sempre esquecendo ou deixando isso de lado, mesmo sendo importante. Provavelmente se alguém estiver te cobrando esse agendamento você seria lembrado dessa tarefa e a faria o quanto antes, não é mesmo?  

Na sua vida pessoal, a autogestão é importante para que as coisas rotineiras funcionem bem, mas e na sua vida profissional? Saiba que a autogestão pode ajudar a alavancar sua carreira.  

Todos podem praticar a autogestão 

Profissionais que desenvolvem a capacidade de autogerir suas atividades costumam ser mais organizados, responsáveis e pontuais com suas entregas, logo conquistam mais autonomia. Não só isso, quem pratica a autogestão desenvolve uma visão mais ampla do seu trabalho e é capaz de identificar pontos de melhoria na sua própria carreira. 

Já os líderes têm uma responsabilidade ainda maior, pois além de praticar a autogestão das suas atividades, precisam também ajudar seus liderados a desenvolver essa capacidade.  

Como cada pessoa tem um grau de maturidade profissional diferente, no início um líder pode ter um pouco de dificuldade de implementar a autogestão em seu time, mas com o tempo todos percebem que a autogestão traz mais autonomia para todos, potencializa a confiança na equipe, aumenta engajamento com o trabalho e amplia as possibilidades de sucesso 

Além disso, quando colaboradores trabalham com autogestão, têm seu senso de propósito fortalecido, se sentem mais confiantes, têm maior senso de pertencimento e isso contribui muito com sua evolução profissional e a sintonia com os valores e missão da empresa.  

Saiba como aplicar a autogestão no seu dia a dia

Como desenvolver a autogestão no seu dia a dia? 

Conhecer as próprias dificuldades e potencialidades é um dos maiores frutos de um processo de autogestão, pois assim é possível trabalhar para melhorar a performance e superar as limitações.   

Veja essas dicas que podem ajudar a desenvolver sua autogestão:  

  • Planejamentocumprir suas tarefas dentro do tempo e de forma que não haja sobrecarga de trabalho é muito importante para garantir um bom desempenho e cuidar da saúde física e mental. Para isso, é importante planejar as atividades do dia, os compromissos e entregas da semana, pensando sempre nas situações que irão demandar mais atenção e energia de sua parte;

     

  • Gerencie suas atividadesvocê pode utilizar diversas técnicas para gerenciar suas atividades, compromissos e necessidades. Dentre elas, podemos citar o uso de pos-its, embasar-se em metodologias ágeis usando ferramentas como Kanban, planilhas de atividades, mapa mental, hierarquização de prioridades e várias outras. O importante é garantir que você consiga manter a organização e produtividade;

     

  • Utilize ferramentas que auxiliam nesse processo: ferramentas simples como Microsoft To Do, Excel, Agenda, PlannerTrello ou algumas mais elaboradas, como o Jira, vão ajudar a organizar melhor o seu processo de autogestão. São inúmeras as opções e possibilidades, então utilize aquela que fizer mais sentido para você (ou para a sua equipe) e que seja mais eficaz no seu dia a dia;

     

  • Cuide da sua rotina: ter uma rotina de atividades pessoais e profissionais durante o dia ajuda a manter sua mente mais organizada quanto à gestão do tempo e de energia. O cérebro se acostuma com rotinas e organização, dessa forma é possível desenvolver sua disciplina. Mas fique atento, é preciso buscar equilíbrio. Nada de criar uma rotina que impacte negativamente no seu bemestar e acabe sobrecarregando ainda mais o seu dia a dia, prejudicando sua vida pessoal e o seu trabalho;

     

  •  Faça gestão de tempo x objetivos x prioridadesdentro de sua organização, desenvolva a habilidade de focar naquilo que é necessário e urgente, priorize o que deve ser feito mais rápido. Não adianta fazer tudo ao mesmo tempo e não concluir nada, ou fazer tudo muito rápido e com pouca qualidade. Invista o tempo e o esforço necessário em cada atividade para entregar o melhor, evitando assim atrasos e frustrações;

     

  • Conheça seu ritmo de trabalho: acompanhar o seu dia a dia profissional é muito importante no processo de autogestão. Muitas vezes gastamos muito mais tempo do que imaginamos com algumas tarefas e nem percebemos que isso pode ser um dos maiores ofensores da produtividade. Lançar mão de uma plataforma de gestão de performance beneficia profissionais e gestores na jornada diária e ajuda times a alcançarem o sucesso. 
invista no autoconhecimento e relacionamento com as pessoas

Além dessas dicas, existem outras que podem te ajudar a desenvolver sua autogestão e trarão resultados por períodos duradouros:  

  • Invista no seu autoconhecimentoanalise seus pontos fracos e potencialidades, os fatores que aumentam ou diminuem sua motivação e energia, as dificuldades que encontra no dia a dia e o que é preciso fazer para lidar com elas; 

  • Entenda como é seu relacionamento com as pessoasno trabalho em equipe temos muita influência do andamento geral do grupo para o desenvolvimento de nossas atividades. Ter habilidades pessoais que favoreçam as relações com as pessoas, a comunicação e empatia é muito importante nesse processo; 

  • Defina metas para o seu crescimento:  em uma caminhada é importante saber para onde se vai. Definir os objetivos e metas é fundamental para se autogerir. Assim, é possível avaliar o caminho e as necessidades de evolução durante o percurso; 

  • Busque aprimorar-se: svocê está com dificuldades em se organizar e gerir seu tempo e atividades, procure suporte externo, faça cursos procure ajuda profissional, se for o caso. Esse é um processo contínuo e que pode ser melhorado constantemente.  

Saiba o que é uma plataforma de gestão de performance e produtividade 

O Remotfy é uma ferramenta on cloud que oferece visão integrada da produtividade de projetos, áreas e times com inúmeros dados dispostos em dashboards customizáveis.  

A plataforma recebe e trata milhares de dados, coletados de diversas aplicações usadas pela companhia, sejam elas de mercado como Jira, Teams, Salesforce, Git, e outras, ou sistemas proprietários da empresa.

De forma muito inteligente e intuitiva, o Remotfy oferece aos seus usuários, sejam eles gestores ou profissionais, um cockpit para gestão de alta performancepermitindo um acompanhamento detalhado que pode ser feito tanto com foco operacional como financeiro. 

Com o Remotfy, é possível criar e analisar indicadores em tempo real, além de parametrizar alertas e definir escalonamentos, permitindo uma visão 360º tanto do negócio quanto de projetos específicos e, até mesmo, da sua produtividade individual. 

Remotfy - Plataforma de Gestão de Produtividade e Performance

Como o Remotfy ajuda no desenvolvimento da autogestão? 

A autogestão, como você já sabe, precisa ser desenvolvida e aprimorada a todo momento. Com o Remotfy é possível ter informações confiáveis e sobre o desempenho de times e pessoas, com análises que realmente façam sentido para o dia a dia de cada um. Dessa forma, a plataforma funciona como um excelente apoio para o desenvolvimento da autogestão e autonomia. 

Entenda melhor.

como funciona a autogestão na prática usando o Remotfy

Todos os profissionais têm inúmeras tarefas para realizar em seu dia de trabalho. Algumas curtas e simples, outras mais complexas e que demandam mais tempo. Além disso, sempre existem as atividades que surgem de surpresa, os famosos “incêndios”, que precisam ser apagados com urgência e acabam prejudicando o andamento do que estava planejado, não é mesmo? 

Mas como ter certeza de que o seu dia a dia (ou o do seu time) está sendo prejudicado por demandas de urgência ou por erro no cálculo do tempo necessário para realizar suas atividades? 

Essa é uma questão que pode ser resolvida com o Remotfy. Através do cálculo de tempo decorrido das tarefas x os aplicativos usados neste período, é possível ter uma visão muito mais ampla do ritmo de trabalho de cada um. Dessa forma, profissionais agregam mais autoconhecimento, conseguindo realizar a autogestão e gestores garantem maior previsibilidade e confiança nos projetos, tendo ampla visão de possíveis desvios. 

Como funciona na prática? 

Para apoiar na jornada digital, o Remotfy armazenas as informações em um Big Data e, com sua tecnologia de análise, cruza inúmeros dados provenientes de diversas ferramentas e até mesmo do computador, coletando, de forma totalmente não intrusiva, informações do uso das aplicações em foco na estação de trabalho, permitindo que profissionais e gestores tenham acesso a painéis de relatórios customizáveis para compreender melhor o dia a dia dos projetos e dos times. 

Com essas informações disponíveis em tempo real e de forma transparente, a autogestão pode ser praticada em diversos níveis: profissionais conseguem entender melhor sua rotina de trabalho, enxergar seus gaps e buscar o autodesenvolvimento e líderes podem oferecer uma experiência de gestão embasada em dados, ajudando seus colaboradores a alcançarem melhores resultados e alavancarem suas carreiras. 

Saiba quais são os principais gargalos dos seus projetos a qualquer momento

É hora de elevar a performance 

Se você quer revolucionar a gestão das equipes na sua empresaoferecendo aos seus times uma experiência de autonomia e autogestão ter visibilidade total do desempenho e produtividade de projetos e áreas e sua empresa, então está na hora de conhecer melhor o Remotfy. 

Vamos conversar? 

Clique aqui para solicitar um bate-papo com a equipe do Remotfy. Para saber mais sobre a plataforma, acesse: remotfy.com  

Obtenha insights analisando indicadores de projetos, equipes e pessoas, produtividade, lacunas e ociosidade, participação em tarefas e muitas outras informações.
Compartilhe este conteúdo!

Deixe uma resposta

Sua opinião é muito importante para nós