Como melhorar a produtividade das equipes de TI
Como melhorar a produtividade das equipes de TI
Que hoje em dia todos os negócios, de alguma forma, dependem da tecnologia não é nenhuma novidade. E quanto maior a instituição, mais complexos são os desafios que os setores de TI enfrentam.
Sem dúvida você já parou para pensar na quantidade de sistemas diferentes são usados diariamente na sua empresa e que fazem parte da sua rotina, não é mesmo? Sejam eles de mercado ou proprietários, aqueles desenvolvidos exclusivamente para a companhia, uma coisa é fato: negócios são dependentes da tecnologia.
A culpa é da TI
Como os negócios estão totalmente apoiados na tecnologia, as equipes de TI crescem exponencialmente, já que as demandas são cada vez maiores. E tudo depende desse pessoal, desde manter equipamentos operacionais, garantir o funcionamento da internet, dos sistemas e apps até mesmo desenvolver novos programas e customizar os atuais para readequar às necessidades da empresa.
Diante desse cenário, gestores, coordenadores e líderes vêm trabalhando sob forte pressão, tocando diversos projetos de forma paralela, equilibrando pratos para conseguir entregar todas as demandas dentro dos prazos acordados (geralmente curtos) e com a qualidade esperada. Mas, isso não é nada fácil.
Planejamento é chave da boa gestão
Planejar faz parte do dia a dia de todo profissional da área de TI, mas, com tantas coisas que acontecem ao mesmo tempo, muitas vezes times acabam trabalhando de forma reativa, apenas resolvendo problemas e “apagando incêndios” que poderiam ter sido evitados com planejamento e análise de previsibilidade.
Isso impacta diretamente na produtividade dos times, que acabam ficando com pouco (ou nenhum) direcionamento quanto ao que é prioridade e quais demandas devem atender primeiro. O volume de trabalho é sempre alto e o acúmulo de tarefas faz com que todos passem muito tempo ocupados, mas entregando pouco.
E como solucionar esse impasse?
Se não planejamos, gastamos tempo resolvendo problemas e assim não sobra espaço para o planejamento.
Parece um loop eterno, não é?
Como aumentar a produtividade
Não existe uma fórmula mágica para que os times sejam produtivos, mas é importante que gestores estejam próximos de suas equipes e entendam o que acontece na rotina dos seus profissionais. Não se trata de microgerenciamento e sim de compreender os gargalos e ajudar os colaboradores a organizar as demandas.
Renegociar prazos de projetos e entregas muitas vezes é a principal saída, mas nem sempre é possível. Mais uma vez, o planejamento se mostra como grande aliado para manter a produtividade em dia e o clima saudável entre as equipes.
Aumentar a equipe e trazer novas competências e skills específicos, mesmo que seja por tempo determinado, pode ser necessário em determinadas situações
Como a metodologia ágil pode ajudar?
As metodologias ágeis são amplamente utilizadas nos projetos de TI e suas técnicas de gerenciamento podem ser aplicadas no dia a dia das equipes para ganhar, adivinhe só, agilidade.
A forma como as atividades são organizadas dentro das metodologias ágeis permite que os times consigam enxergar melhor o trabalho dos colegas, aumentando a parceria, interação e favorecendo o planejamento, já que é possível ter uma visão mais ampla das tarefas, projetos, entregas e até mesmo do posicionamento das áreas de TI dentro do negócio como um todo.
A produtividade da empresa está nas mãos da TI
Falando de uma visão mais ampla, não há nenhuma pretensiosidade nessa afirmação: a produtividade das companhias depende das áreas de TI.
Você tem dúvidas?
Quanto se ganhou em segurança, disponibilidade, estabilidade e flexibilidade com o cloud computing? Empresas inteiras podem trabalhar de qualquer lugar do mundo graças às aplicações na nuvem com alta acessibilidade. O forte crescimento das plataformas de cloud como Azure, AWS e Google Cloud nos prova que mover sistemas para a nuvem é mais do que uma tendência, é uma necessidade para garantir a competividade dos negócios e sobrevivência das instituições.
Integrações ajudam a garantir a produtividade
E isso não é uma surpresa. Companhias podem usar os melhores sistemas disponíveis no mercado ou contar com os melhores desenvolvedores para construir aplicações internas incríveis, mas sem integrações e gerenciamento dessas informações, a produtividade cai absurdamente. Assim como pessoas de outros departamentos precisam conversar para garantir o sucesso do negócio, sistemas também precisam.
Se na sua empresa ainda existem sistemas solitários e isolados, dos quais colaboradores precisam fazer inúmeras atividades repetidas, de forma manual, que sempre é suscetível a erros, e alguns malabarismos para extrair as informações e levar para outro sistema, está na hora de pensar em como integrar tudo isso e potencializar a produtividade dos times.