Recrutamento e seleção on-line é a nova realidade

Veja como o processo de recrutamento, seleção e admissão on-line tem otimizado a atuação das áreas de RH e os benefícios para os candidatos.


Encontrar o talento certo para ocupar uma vaga na empresa pode ser um grande desafio para muitas organizações. Para algumas áreas, há uma grande oferta de candidatos, com uma enorme variedade de skills.

Já para outras, como TI, por exemplo, a demanda por talentos com qualificações específicas, geralmente, é maior que a oferta e com isso o trabalho de recrutamento e seleção precisa ser bastante organizado, prático e o mais próximo da realidade desses profissionais.

Com os constantes avanços tecnológicos, os processos de recrutamento e seleção têm se tornado cada vez mais dinâmicos, digitais e assertivos. Você já parou para pensar no quanto a forma como empresa e candidatos se relacionam mudou nos últimos 15 anos? Quase ninguém mais procura emprego comprando jornais impressos, não é mesmo?

Recrutamento e seleção on-line


Com a tecnologia cada vez mais próxima dos usuários, o processo de recrutamento on-line ganhou muita força e procurar emprego se tornou sinônimo de acessar a internet.

Segundo dados da Anatel, em junho de 2020 o Brasil já tinha 225,1 milhões de aparelhos celulares e, 3 em cada 4 brasileiros, acesso a internet. São 134 milhões de pessoas conectadas à grande rede e esse número só tende a crescer.

Para as empresas, publicar as oportunidades abertas em seu site ou plataformas especializadas e aguardar que o candidato ideal se inscreva para vaga já é uma prática bastante comum.

Identificados os perfis mais adequados, estes são chamados para entrevistas presenciais, geralmente em várias etapas até chegar, na contratação, quando o candidato escolhido deve entregar os documentos físicos para iniciar a admissão.

Contudo, com a chegada da pandemia, esse cenário precisou ser revisto. Com a necessidade do distanciamento social, como realizar as entrevistas e seguir com os processos de contratação? Muita coisa mudou e talvez tenham sido mudanças definitivas.

Para algumas empresas, o processo de recrutamento, seleção e admissão já havia se tornado digital antes mesmo da pandemia, e, para essas organizações, a nova situação do país não trouxe impactos para as contratações. A verdade é que muitas organizações precisaram mudar tudo de uma vez e reaprender a como trabalhar com R&S 100% remoto.

Quais a vantagens do R&S on-line?


Com a ajuda de tecnologias específicas, tarefas como a triagem dos currículos, análise dos perfis e aplicação de testes podem ser realizadas de forma muito mais eficiente, ganhando tempo e permitindo que a equipe de RH atue de forma estratégica.

Realizar entrevistas on-line, através de plataformas de vídeo conferência, vem se mostrando cada vez mais eficaz e, durante a pandemia, se tornou uma prática comum. Para a empresa, se torna mais fácil conseguir conciliar agendas para entrevistas e, mais uma vez, a economia de tempo é sentida e traz benefícios.

Documentos de admissão no processo de contratação 100% online


Mas e a contratação, como fica a entrega de documentos?

Para o processo ser 100% on-line, a entrega dos documentos também precisa ser digital. Atualmente, muitos documentos possuem uma versão digital oficial como a carteira de trabalho, por exemplo, e existem ferramentas de assinatura digital, com valor legal. Dessa forma, todo o processo de admissão pode ser feito totalmente à distância.

 

Vantagens para o candidato

E o candidato, como fica diante dessa nova realidade, cada vez mais usual?

Bem, para quem está em busca de oportunidades no mercado de trabalho e novos desafios, realizar todo esse processo on-line é realmente mais eficaz, confortável e econômico.

Confira algumas dessas vantagens:

  • A busca pelas vagas se torna muito mais rápida e inteligente. O candidato pode se inscrever para inúmeras oportunidades sem precisar sair de casa;
  • Quando a vaga requer a aplicação de testes técnicos e diagnósticos de perfil, o candidato pode realizá-los on-line, e até mesmo reaproveitá-los em outras oportunidades para as quais se inscreveu;
  • As entrevistas on-line são muito mais confortáveis e seguras. Apesar de sempre haver algum nervosismo por estar diante da câmera, o candidato não precisa se deslocar até a empresa, evitando assim desembolsar com transporte e claro, a tensão pelo risco de atrasar acaba. Em poucos cliques, recrutador e candidato estão conectados;
  • Quando a vaga exige diversas etapas, com várias entrevistas, o processo on-line torna a jornada bem menos desgastante para o candidato. Isso melhora muito a experiência dele com a empresa contratante;
  • Para o candidato que foi escolhido, poder enviar seus documentos on-line, sem dúvidas, é muito mais confortável e rápido, afinal é mais um deslocamento evitado.

E o onboarding, pode ser remoto?


É claro que pode!

O processo de integração pode ser realizado através de vídeo conferência com o apoio de diversos recursos como apresentações, vídeos e até mesmo games que apresentam a empresa e as políticas internas.

Recrutamento online na SysMap Solutions, empresa de tecnologia

Como é o processo na SysMap? 100% on-line!

Aqui, na SysMap, o processo de recrutamento, seleção, admissão e onboarding já é on-line há muito tempo.

Para nossa equipe de Recursos Humanos, realizar captação, triagem, entrevista, contratação e integração de forma remota é uma realidade que faz parte do dia a dia e sempre vem sendo aprimorada.

Para nós, como uma empresa de tecnologia, não faria sentido ser de outra forma. Nosso objetivo é sempre oferecer uma excelente experiência para o candidato desde o primeiro contato, afinal, queremos os melhores talentos ao nosso lado!

 

Quer fazer parte do nosso time?


Vem ser SysMap! Temos várias vagas abertas em nosso site. Clique aqui para conhecer todas as oportunidades disponíveis no momento e já aproveita para acompanhar nossas redes sociais.

Compartilhe este conteúdo!

Deixe uma resposta

Sua opinião é muito importante para nós

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Consulte nossa política