Dados determinam o futuro das organizações
Dados determinam o futuro das organizações
10 meses em 10 dias
Um número impressionante, não é mesmo?
Segundo Kate Smaje, sócia sênior e colíder global do McKinsey Digital, “Os líderes empresariais estão dizendo que realizaram em 10 dias o que costumava levar 10 meses”.
E é nesse ritmo que podemos observar a aceleração digital que vem alavancando a transformação de companhia de diversos setores no mundo inteiro. Como diz Smaje, “essa velocidade que está desencadeando uma onda de inovação diferente de tudo que já vimos.”
E nós concordamos com ela. Com o tsunami de digitalização e o modelo de trabalho remoto sendo turbinado pela crise sanitária gerada pela Covid-19, as empresas precisaram se movimentar e muito mais rápido do que realmente estavam habituadas ou até mesmo preparadas.
Com esse novo cenário fica ainda mais evidente a importância de uma gestão dinâmica, com capacidade de tomar decisões de forma rápida e segura. Organizações de alta performance baseiam suas decisões em dados e, sem sombra de dúvidas, isso é o correto a fazer.
Sua empresa gera dados o tempo todo
Estamos rodeados por dados o tempo todo. Há muito tempo, tudo o que vemos, ouvimos e produzimos se transforma em dados, mas quanto mais a tecnologia evolui, mais temos acesso a essas informações. Algoritmos cada vez mais complexos permitem que possamos ter praticamente qualquer tipo de informação em tempo real.
Um estudo realizado pelo IDC – International Data Corporation, aponta que a geração de dados dobra a cada dois anos e a previsão era de que em 2020 fossem gerados em torno de 350 zettabytes de dados, isso significa 35 trilhões de gigabytes. Impressionante, não é mesmo?
O volume de informação que uma companhia gera em seus diversos sistemas usados no dia a dia é enorme e, como já há muito tempo se fala: os dados são o novo petróleo.
E as empresas estão cada vez mais antenadas de que precisam trabalhar esses dados que trafegam por ela.
Sistemas de gestão de código-fonte como o Git, ferramentas de gestão de projetos como o Jira, aplicações de reuniões on-line como o Teams e várias outras soluções produzem uma infinidade de dados, mas que geralmente não são tratados ou analisados, afinal, de forma isolada, não são capazes de criar um cenário que traga respostas e clareza para a tomada das decisões.
Os dados gerados pela sua empresa precisam ser devidamente protegidos, organizados e analisados com cuidado para que forneçam relatórios inteligentes e, de preferência, em tempo real.
Dados precisam ser gerenciados
Há várias formas de analisar os dados gerados pela companhia e, o mais importante, é que eles sejam gerenciados através de um Big Data. Isso significa juntar o máximo de informações possíveis, provenientes das mais variadas fontes e sistemas, em um único local.
O volume de dados disponíveis em um Big Data, como o próprio nome já diz, é imenso, por isso é preciso entender o que fazer com todas essas informações e como usá-las no dia a dia do negócio.
Essas informações precisam ser consolidadas, analisadas e transformadas em relatórios relevantes e compreensíveis. Esses dados devem ser dispostos de forma que façam sentindo para quem os lê, forneçam embasamento para melhor entendimento da situação do negócio ou projeto e permitam tomadas de decisões com maior segurança e tranquilidade.
Como consolidar e trabalhar com milhares de dados?
Essa é uma pergunta comum e a resposta é que existem várias formas de fazer isso, até mesmo com planilhas eletrônicas. Contudo, dependendo do volume e complexidade das informações é preciso contar com sistemas de apoio que garantam segurança, confiabilidade e alta capacidade de análise de dados.
Se seus times fazem uso de vários sistemas no dia a dia, contando com uma plataforma de gestão de performance e produtividade, por exemplo, é possível coletar e consolidar dados de todos esses sistemas, utilizando a ferramenta para criar relatórios e realizar análises inteligentes, cruzando as mais diversas informações.
E isso pode fazer muito mais sentido do que você imagina. Quer um exemplo?
Num dia de trabalho, profissionais do seu time participaram de várias reuniões, trabalharam em algumas planilhas eletrônicas, produziram várias linhas de código e responderam diversos e-mails. Todas essas ações, que demandaram tempo da sua equipe, geram dados que, geralmente, não são aproveitados e muito menos analisados.
Agora, leve em conta de que tais informações, se consolidadas em um Big Data e tratadas por uma potente ferramenta, podem fornecer uma visão muito mais ampla da sua operação.
Se você está pensando em todo o potencial que a gestão dos dados traz para o seu negócio e entende que isso vai determinar o futuro da sua companhia, então está na hora de buscar soluções tecnológicas que sejam capazes de apoiar o gerenciamento da produtividade e que tragam muito mais visibilidade, transparência e confiabilidade.
Transforme o futuro através dos dados!
Os dados estão constantemente mudando e gerando negócios no mundo inteiro, e podem ser um fator determinante para a tomada de decisão. É um recurso muito valioso para as organizações, portanto saber coletar, armazenar e analisar de forma mais inteligente e eficaz torna a empresa mais ágil, eficiente e competitiva.
Agora que você entende o valor de uma cultura Data Driven dentro de uma organização, que tal dar o primeiro passo para implementação do uso inteligente de dados na sua empresa?
Estamos prontos para impactar positivamente o seu modelo de negócio, desenhando e implementando soluções para que seja possível obter dados de forma organizada, simples, com alta disponibilidade e excelente escalabilidade.
Entre em contato com um de nossos especialistas e comece a transformar o futuro!