Como entregar as demandas de TI dentro do prazo

Como entregar as demandas de TI dentro do prazo

Tudo ao mesmo tempo, em ritmo acelerado e sem margens para erros.

Se você conseguiu se identificar nessa rotina, fique em paz, assim é o dia a dia da maioria das equipes de tecnologia.

Na área de TI tudo acontece ao mesmo tempo

As áreas de TI vem sendo cada vez mais demandadas, e, com as mudanças em tempo recorde que o mundo digital exige, profissionais de diversas especialidades e cargos têm trabalhado sob uma enorme pressão, fazendo malabarismo com vários projetos. 

Geralmente, o resultado de todo esse turbilhão de atividades e tarefas é o atraso nas entregas. Mas como evitar esse tipo de problema e garantir que as entregas de TI sejam feitas dentro do prazo acordado e com a qualidade esperada? 

Aqui vão alguns pontos para que você possa analisar e compreender como melhorar sua rotina e a do seu time. 

Identifique os gargalos

Ter que dar conta de muitas atividades ao mesmo tempo não é uma exclusividade das áreas de TI, mas a verdade é que gargalos nos times de desenvolvimento geralmente desencadeiam problemas em outros setores da empresa, e isso aumenta ainda mais a pressão, não é? 

Por mais que o dia passe num piscar de olhos e sua rotina esteja sempre no 220v, vale a pena fazer uma pausa para olhar sua operação “de longe” com o objetivo de analisar mais cuidadosamente seu dia a dia. 

  • Relacione e categorize as tarefas: analise tudo o que sua equipe precisa fazer e separe o que é rotina e o que é projeto;

     

  • Defina uma pontuação padrão: verifique o grau de importância e impacto de cada tarefa relacionada, assim é mais fácil de visualizar seu cenário real;
     
  • Observe sua equipe: alguns profissionais do seu time podem estar sobrecarregados e ou enfrentando dificuldades técnicas;

     

  • Verifique as atividades da equipe: de acordo com a criticidade de cada uma e com o know how de cada membro do time reveja a distribuição das tarefas;

     

  • Faça reuniões objetivas: os bate-papos entre equipe são importantíssimos, mas têm de ser objetivos, com pautas e com foco em soluções;

     

  • Deixe claro o que se espera do time: profissionais com uma visão clara do que precisam fazer tendem a seguir o caminho da autogestão, e isso será um grande avanço dentro da equipe. 

Profissionais certos com o estímulo ideal 

Pessoas são únicas, cada uma com sua vivência, experiência, especialidade, habilidades e capacidade de adaptação. Numa equipe, temos profissionais de vários perfis diferentes, tanto com hard como soft skills variados, que juntos garante o sucesso do time.  

Para que sua equipe siga trabalhando com sinergia, o ideal é que todos estejam felizes em suas funções e satisfeitos com os desafios encarados. É sempre bom lembrar que excesso de desafio acaba atrapalhando o ritmo de trabalho e gerando frustrações, mas a falta dele também pode levar à desmotivação e o profissional passa a sentir que está desperdiçando seu potencial. 

Se, ao analisar sua equipe, perceber que existem pessoas nesta situação, que tal redistribuir as demandas? Essa é uma forma de aumentar a interação entre os profissionais e levar novos desafios para eles. 

Equipe SysMap Desenvolvedores e Programadores

Como desafogar as equipes?

Essa não é uma tarefa fácil e, mesmo quando todas as engrenagens parecem estar rodando no ritmo certo, surge um novo projeto ou algum problema que precisa ser resolvido com prioridade máxima. Pronto, tudo acaba embolado. Atividades começam a se acumular, entregas começam a atrasar, a produtividade cai e isso vira uma enorme bola de neve que prejudica toda a operação. 

Acontece que, às vezes, não tem jeito. É preciso contratar profissionais.

Por mais que o mundo corporativo exija que as pessoas sejam cada vez mais multitarefas, tudo há um limite.

Profissionais terceirizados e alocados

Qual a hora de buscar profissionais no mercado?

Quando a sua equipe está no limite quanto ao volume de trabalho, não adianta muito tentar remanejar atividades. Pode aliviar por algum tempo, mas não vai resolver e logo as pessoas estarão sobrecarregadas e atrasando as entregas. 

Outro ponto, muito comum, é que, com o constante avanço da inovação digital, novos conhecimentos passem a ser necessários para os profissionais de um time e, nem sempre, há tempo hábil para aprender novas linguagens ou dominar uma nova ferramenta.  

Uma forma de otimizar a busca por profissionais, ganhar tempo no processo seletivo e garantir o máximo de fit com a sua necessidade é optar por serviços de body shop, trazendo para o seu time especialistas que já chegam com uma grande bagagem e podem, rapidamente, absorver as demandas e contribuir para o sucesso da sua equipe. 

Se o seu alto volume de trabalho está ocorrendo devido a algum projeto muito grande e complexo, é interessante também pensar em contratar, de forma temporária, squads completos, contando com profissionais que estão ambientados com metodologias modernas de desenvolvimento, como DevOps, por exemplo.  

Para encerrar, vale parar para pensar: 

Como está a sua rotina de trabalho? Muitos projetos paralelos? 

E as entregas do seu time estão todas em dia? 

Chegou a hora de reorganizar as coisas e aumentar a equipe? 

Compartilhe este conteúdo!

Deixe uma resposta

Sua opinião é muito importante para nós

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Consulte nossa política