Por Anderson Paulucci, cofundador da triggo.ai

Quando falamos sobre as comunidades digitais, a primeira coisa que normalmente passa pela nossa cabeça é o saudoso Orkut, certo? E se eu te contar que, de certa forma, existe uma familiaridade entre essas comunidades diversas – não apenas do Orkut – e o Learning Experience? Deixe-me voltar um pouco no tempo. Antes de falar dessas semelhanças, vamos entender como a internet mudou muitos conceitos sobre o que é uma experiência de aprendizagem.

Os últimos dois anos nos mostraram que a humanidade avança cada vez mais depressa por um caminho que acreditávamos que demoraria, no mínimo, mais uns 10 anos. O isolamento social e as medidas de segurança para impedir a propagação da Covid-19 fizeram com que a aceleração digital desse um salto: sim, é clichê, todos sabemos disso. Do lado empresarial, diversas corporações tiveram que se adaptar a essa nova realidade e entender que a tecnologia e a inovação andam juntas. E do lado pessoal, bom, podemos dizer que se tem uma coisa que observamos com a evolução da tecnologia em diversos cenários, é que ela é uma grande aliada na hora de resolver uma problemática global: a democratização do acesso à aprendizagem.

A importância das comunidades digitais e da experiência de aprendizagem

Apesar da sua ‘morte’ oficial em 2014, quem acompanhou o Orkut com certeza vai lembrar que lá existiam diversas comunidades digitais com muitas finalidades. Seja para encontrar outras pessoas que gostavam das mesmas coisas que nós ou para discutir assuntos, dos mais triviais até os mais complexos, o objetivo das comunidades era reunir um grupo de pessoas com os mesmos interesses. Atualmente, os grupos de afinidades também fazem sucesso em outras redes sociais como, por exemplo, Facebook e LinkedIn. São espaços que podem fomentar discussões, debates interessantes e também o compartilhamento de conhecimento e experiências. Para solidificar e potencializar essas comunidades digitais de estudos e aprendizados, surgiram as LXP – plataformas de Learning Experience.

A ideia principal do Learning Experience é oferecer uma plataforma com um único ponto de acesso para toda a aprendizagem – formal e informal, de estudo online personalizada para os usuários, consolidando recursos diferentes em um único portal. A adoção desse tipo de plataforma vem sendo popularizada, e é interessante notar o porquê disso. Ao juntar conteúdos, treinamentos, experiências, artigos, etc. que podem ser acessados em um lugar só, além de democratizar o conhecimento e ensino, as LXPs também permitem que os funcionários gerenciem seu próprio aprendizado, extraindo os recursos que utilizam em seu trabalho diário. O potencial desse mercado é nítido e, segundo um estudo recente da RedThread Research, existem mais de 250 fornecedores de tecnologia de aprendizagem no mercado hoje.

A importância das comunidades digitais e da experiência de aprendizagem

Além disso, o Learning Experience também pode ser uma forma das empresas capacitarem seus profissionais. Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, as empresas brasileiras investem apenas 16,6 horas em treinamento de funcionários por ano, sendo que, em países como os EUA, esse número chega a 33 horas. Cada vez mais, o aprimoramento da equipe é essencial para reduzir o turnover e aumentar a produtividade de uma empresa, principalmente se pensarmos em profissionais da área de TI. O mundo atual exige que estejamos sempre atualizados sobre tudo que acontece em nossas áreas de conhecimento, e as LXPs podem ser uma das melhores formas de acompanhar as evoluções e mudanças.

Acredito que precisamos de inovações e plataformas tecnológicas, como o Learning Experience, que possam democratizar o acesso ao conhecimento e compartilhamento de informações. É na tecnologia, nas pesquisas e no desenvolvimento constante de facilitadores para cursos on-line que conseguiremos superar os obstáculos e consolidar o aprendizado à distância e espaços de conhecimento como opções atrativas para todas as áreas.

Você já conhece a LXP triggo.ai?

As frentes de Data Analytics & AI vêm crescendo cada dia mais no mundo da tecnologia e sabemos que profissionais especializados são pontos chaves para o desenvolvimento dessa área.

Pensando nisso, a triggo.ai, nossa startup de Data Analytics e Inteligência Artificial, lançou uma plataforma de Learning Experience com o objetivo de exponencializar o conhecimento da Ciência de Dados e oferecer capacitação de qualidade para que mais pessoas possam se qualificar. A LXP permite um aprendizado rápido, objetivo e contínuo, com trilhas customizadas, mentoria especializada e gamification.

Clique aqui para acessar a plataforma. Faça seu registro e comece hoje mesmo a sua jornada de estudo! 🚀

A importância das comunidades digitais e da experiência de aprendizagem
Compartilhe este conteúdo!