Quem nunca se deparou com uma ou mais mensagens de erro ao utilizar uma aplicação na web ou pelo celular? Essa experiência desagradável de não conseguir acessar o que precisa ou não fechar uma compra é muito comum. Pensando nisso, a SysMap criou uma device farm que aplica uma metodologia inovadora para realizar testes automatizados em ambientes produtivos. 

A ideia é que com os testes em produção seja possível identificar indisponibilidades e problemas causados por grande volume de acessos, testar integrações complexas com outros sistemas no ambiente real do usuário, e assim, validar o funcionamento da aplicação em diferentes dispositivos e versões de sistemas operacionais e navegadores, colaborando para a melhor experiência do público final. 

“Diferente dos testes em ambientes controlados, onde ocorre apenas a simulação de possíveis cenários, o teste automatizado em ambiente produtivo consegue analisar diversas funções enquanto o sistema está no ar, como se fosse mais um usuário ou cliente acessando. Com isso, os resultados são mais precisos, já que consideram a experiência de navegação com milhares ou milhões de pessoas conectadas ao mesmo tempo”, diz Geraldo Batista, sócio e VP de operações da SysMap.

Minimizar falhas é o que o mercado mais precisa. Estudos da Kismetrics mostram que 79% das pessoas evitam comprar novamente em sites ou apps com problemas de performance. Além disso, 34% dos usuários vão ao app do concorrente se não estão satisfeitos com o seu, segundo a Compuware.

Como testes automatizados garantem a melhor experiência do usuário

Nesse sentido, com a Fábrica de Testes, a SysMap procura ajudar os seus clientes com operações de testes e qualidade, desde a estratégia até a execução e manutenção. São realizadas simulações da jornada de navegação de usuários através de scripts de automação, que são acompanhados diariamente e evoluídos sempre que necessário. A cada instante é possível gerar relatórios e indicadores de todos os testes aplicados para analisar o desempenho da aplicação.

Como os testes automatizados garantem a melhor experiência do usuário

“Para se ter uma ideia, empresas que adotaram a nossa metodologia de testes automatizados já conseguem mensurar os benefícios dessa experiência. Atendemos uma grande empresa do setor financeiro, que conta com mais de 10 milhões de correntistas, e a partir da estratégia traçada para o ambiente de produção do seu aplicativo mais utilizado, conseguimos identificar quase 400 falhas em um período de 1 ano. Isso significa que, em produção, a aplicação apresentou mais de um problema por dia; pode parecer pouco, mas quando esse número é multiplicado pela quantidade de usuários conectados simultaneamente, uma simples instabilidade pode gerar sérios problemas para o negócio. Graças ao processo de testes automatizados, essas falhas puderam ser devidamente mapeadas e tratadas antes de causar impactos negativos para os clientes e prejuízos para a instituição”, conta Claudio Holanda, Diretor de Qualidade e Melhoria Contínua da SysMap.

“Minimizamos as falhas e corrigimos os erros com mais agilidade por termos acesso a relatórios frequentes e com periodicidade pré-definida, assim a equipe de TI consegue ter uma manutenção mais preventiva do que reativa. Isso traz um enorme ganho para a empresa e para a experiência do cliente, que é aquele que mais sofre com os famosos bugs”, complementa Geraldo.

Da programação a manutenção, os testes automatizados de softwares assumem um papel muito importante para a experiência do usuário. Nesse post você pode conferir algumas dicas para o sucesso desse tipo de automação. 

Você também pode saber mais sobre a nossa Fábrica de Testes e como ela pode te ajudar clicando aqui!

Gostou do conteúdo? Compartilhe e nos acompanhe nas redes sociais!

Compartilhe este conteúdo!